domingo, 28 de março de 2010

O Poder da Gelatina

Esse alimento simples pode te ajudar a ganhar músculos e emagrecer, saiba como!
A gelatina é extraída da pele, das cartilagens e dos ossos bovinos, portanto rica em colágeno, a principal proteína estrutural dos tecidos e ossos. Além disso a gelatina contém 9 dos 10 aminoácidos essenciais ao corpo humano. Esses aminoácidos ajudam a promover a síntese do colágeno, substância que sustenta os tecidos.

A gelatina comum possui 50 kcal a cada 14g de pó ( o suficiente para preparar 100g de gelatina pronta), 12 g de carboidrato ( o recomendado para 20 minutos de exercício) 1g de proteína ( que auxilia na recuperação da massa muscular) e 75mg de Sódio (também importante para a prática de exercícios).

A ingestão de meio pacote de gelatina diluído em 300ml de água durante a prática de atividades físicas moderadas e intensas de 1 hora, fará com que sua recuperação seja mais rápida (devido às proteínas), ajudará que não decaia o nível dos exercícios com o passar do tempo (devido a presença ideal de carboidratos e Sódio) bem como vai preservar seu tecido muscular. Além disso os aminoácidos estimulando a formação de colágeno, trará vários benefícios como manter a elasticidade da pele, fortalece as unhas e previne a queda de cabelo ( o colágeno forma a matriz onde os minerais se fixam para deixar unhas fortes e cabelos resistentes). Além disso a gelatina tem a capacidade de se ligar a grande quantidade de água, dando sensação de saciedade impedindo o exagero de alimentos.


Qual tipo de gelatina escolher?
Você vai encontrar o produto em duas versões: a alimentar e a suplementar. No primeiro caso, usada principalmente para sobremesas, e comprada em supermercados, a gelatina pode ser em pó com sabor ou sem sabor, em folhas incolores ou coloridas. No segundo caso, a suplementar, vendida apenas em lojas de suplementos alimentares, é encontrada em cápsulas ou em pó, e nada mais é do que o colágeno na sua forma mais pura. Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma. “Vale lembrar que a gelatina industrializada tem o mesmo valor alimentício daquela tradicional caseira, preparada pelo cozimento do osso do boi. As duas versões são riquíssimas em colágeno”. Acontece que, embora as propriedades de todas essas versões da gelatina sejam as mesmas, a concentração de colágeno é muito maior no pó suplementar, chamada de colágeno hidrolisado. “Deixe a gelatina de caixinha ou em folhas para a manutenção. No período de tratamento para unhas fracas e cabelos quebradiços, por exemplo, fique com a hidrolisada”. Os primeiros efeitos se fazem notar após dois ou três meses de consumo diário.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO

VIVA CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO