terça-feira, 16 de março de 2010

Sorriso Bonito Sempre...


O HÁBITO DE ESCOVAR OS DENTES E PASSAR O FIO DENTAL APÓS AS REFEIÇÕES PREVINE O SURGIMENTO DE CÁRIES, DA PLACA BACTERIANA E DOENÇAS NA GENGIVA.
Desde crianças ouvimos falar que, para ter sorriso bonito, precisamos de dentes saudáveis. E não é dificil conquistar esse resultado para toda a vida. Basta escovar os dentes e passar o fio dental entre eles após cada refeição, depois dos lanchinhos e docinhos também. Sómente com esses hábitos você consegue mantê-los longe de males como doenças gengivais, mau hálito e cáries. “A gengiva saudável é firme, rosada e não sangra com facilidade. Se isso acontecer com freqüência, é preciso que o dentista investigue e trate quanto antes para não se transformar num problema mais sério”, avisa a dentista Ana Lúcia Amaral Mouro, formada pela USP

Confira os sintomas de algumas das doenças bucais:

CÁRIE: É a deterioração do dente e pode ser dividida em cárie coronária e radicular. A primeira é o tipo mais comum e ocorre tanto em crianças como em adultos. Ela se localiza na superfície de mastigação ou entre os dentes. A segunda surge como conseqüência de escovação errada e envelhecimento. As gengivas se retraem, deixando partes das raízes dos dentes expostas. Como não existe esmalte cobrindo a raiz, essas áreas expostas se deterioram facilmente.



GENGIVITE: Os sintomas mais comuns são gengiva avermelhada e sangramento. A principal causa é o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva. Porém, com o uso correto de escova macia e fio ou fita dental, é possível removê-la.

MAU HÁLITO: Geralmente visto como uma doença, o mau hálito(halitose) é, na verdade, um sinal de que algo no organismo não vai bem. A placa bacteriana alojada nas amídalas e na superfície da língua (chamada saburra lingual), as doenças gengivais ou, ainda, a má higiene bucal são as principais causas. Escovar a lingua ou utilizar limpadores específicos pelo menos uma vez ao dia ajuda a atenuar o problema.

Para uma boa escovação, siga esses 5 passos descritos abaixo:


1-> Posicione a escova em um ângulo ao longo da linha da gengiva. Faça movimentos vibratórios. Repita o movimento para cada dente.
2-> Escove a superfície interna de cada dente, usando o movimento descrito na “etapa 1″.
3-> Escove a superfície de mastigação de cada dente.
4-> Use as pontas das cerdas para escovar a parte de trás de cada dente.
5-> Não esqueça de escovar a língua.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO

VIVA CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO