quarta-feira, 17 de março de 2010

Mitos e verdades sobre as varizes




Afinal de contas o que causa varizes?
Muitas pessoas seja homem ou mulher possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema.Se a pessoa já nasce com predisposição o risco de desencadear varizes poderá ser maior.



Este artigo é para esclarecer algumas dúvidas e lhe ajudar na prevenção de varizes, e não descarta em nenhuma hipótese uma avaliação de um especialista em varizes. Se você possui sintomas e está com dúvidas marque uma consulta para que o médico possa lhe diagnosticar e assim evitar complicações para sua saúde.


Mito: Usar salto alto causa varizes?
Não. Porém se usar salto alto diariamente por um tempo prolongado, isso poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o quadro de varizes. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.

Mito: A musculação causa varizes?
Muito pelo contrario. Exercícios ajudam a prevenir estimulando circulação do sangue evitando o aparecimento de veias doentes, pois uma das causas das varizes é o sedentarismo. Porem se você já sente os sintomas de varizes, visite um especialista para que ele possa lhe auxiliar.

Mito: Existe cremes que elimine as varizes?
Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. É perda de dinheiro na certa. Agora existem cremes que podem aliviar alguns sintomas.

Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?
De maneira alguma. Muita gente tem a intervenção cirúrgica, com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.

Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?
Negativo. Ao retirar as veias doentes, a circulação irá melhorar com tempo, pois o sangue irá fluir através de veias mais saudáveis.

Mito: Depilação causa varizes?
Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis. veja +

Mito: Cruzar as pernas causa varizes?
Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo.

Verdade: As varizes são um problema genético?
Se seus pais têm varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.

Verdade: Meias elásticas ajudam na circulação?
Nem sempre. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos.

Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.

Verdade: As mulheres têm mais varizes do que homens?
Estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilarem as pernas.

Verdade: A gravidez provoca varizes?
Devido a alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais; genética; e excesso de peso).

Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes?
Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.

Verdade: As varizes podem levar à trombose?
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

Verdade: Anticoncepcional causa varizes?
Porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.


Quinze Conselhos para Prevenção de Varizes

01
Evitar permanecer em pé ou sentado por períodos prolongados.
02
Evitar banhos quentes, saunas, exposição prolongada ao sol.
03
Não usar jeans excessivamente justos, cintos, meias com auto-suporte, meias com elástico apertado, botas que apertam as panturrilhas.
04
Controle do excesso de peso, constipação crônica, falta ou excesso de hormônios.
05
Dormir com os pés da cama levemente levantados em relação à cabeçeira.
06
Terminar o banho com uma ducha fria nas pernas.
07
Usar saltos de 3-4 cm.
08
Corrigir problemas ortopédicos dos pés com calçados de sola macia.
09
Exercícios Rápidos (2-3 min várias vezes ao dia) se estiver imóvel ou sentado por muito tempo: Levantar os pés, exercitar as pontas dos pés, caminhar rapidamente, subir e descer um lance de escadas.
10
Evitar esportes pesados como tênis, musculação e aeróbica.
11
Preferir caminhadas (esteira), dança, natação, ciclismo (bicicleta ergométrica, hidroginástica).
12
Não negligenciar ou primeiros e pequenos sinais como varicoses e pequenas
varizes os quais causam problemas cosméticos e/ou sintomas, na maioria das
vezes progressivos. Seu médico saberá usar as técnicas mais simples e mais
eficazes indicadas para o seu caso.
13
Quando existem sintomas (dor, peso, discreto inchaço), use flebotônicos (castanha da Índia, rutina, etc) por períodos intermitentes durante todo o ano.
14
Consulte um especialista em varizes.
15
Regras importantes quanto ao uso de meias elásticas medicinais:
1ª) A melhor meia é aquela que o paciente consegue usar;
2ª) Deve ser usado a menor compressão eficaz para a doença;
3ª) A meia deve ser vestida sempre pela manhã e deitado;
4ª) A meia deve ser sempre desvestida se causar qualquer desconforto;
5ª) Meias elásticas 3/4 nunca devem acabar atrás do joelho e sim sempre 2-3 dedos abaixo da prega do joelho.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO

VIVA CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO